Vai de seminovo ou prefere o trem azul?


É incrível como somos inundados com palavras e frases que não refletem a verdade. Ao invés disso nos ofertam frases maquiadas e com roupas de festa, seja na mídia impressa, TV ou mídias sociais. Tem sempre um criativo de plantão usando uma frase ou palavra de efeito para tentar impressionar e vender seja o conceito, o produto ou serviço.

Quem já não viu ou ouviu: “Compre aqui seu seminovo!” - ou “Aceitamos seu usado como parte do pagamento!”.  O interessante é que eles te vendem um veículo seminovo e você entrega um veículo usado.  Uma concessionária jamais te venderia um veículo usado, pois só trabalha com seminovos. Ai de você se achar que um carro seminovo é o mesmo que usado.

Já viram anúncios de imóveis que ficam em condomínios localizados nas cidades que circundam as capitais? “Tenha qualidade de vida morando no condomínio Paz e Sossego, a quinze minutos de São Paulo”.  
Só não explicaram que esses quinze minutos são de helicóptero, pois de carro, se tudo correr bem, levará uma hora ou uma hora e vinte minutos. Agora, se chover...

E os bancos? Já prestou atenção nos anúncios criados para os bancos? Parecem até mensagem de autoajuda com música que te coloca em transe, imagens bucólicas e pessoas felizes. Todo mundo feliz: família, funcionários, gato, cachorro. Aí você vai ao banco e já pega fila antes mesmo dele abrir. Depois fica preso do detector de metais. Ao ser liberado, você entra numa fila única que se estivesse fora do banco dobraria o quarteirão. E quando está prestes a ser atendido um  dos atendente se levanta e coloca a placa de caixa fechado. E quando atende mal te olha, pois está preocupado com a hora marcada com o terapeuta e o remédio para gastrite que precisa tomar.

Você já se perguntou por que a maioria das lojas coloca a famigerada frase “Desconto de até 70%”? Esse desconto é igual mula sem cabeça ou o ET de Varginha. Ninguém viu, mas que existe, ah sim, existe. Outro dia eu recebi uma newsletter oferecendo produtos com desconto de até 70%. Entrei na hora no site, e para minha tristeza todos os produtos que foram ofertados apareciam com a palavra “esgotado”  e ao lado a oferta de produtos similares com preços maiores.

Agora o que tem me deixado indignada é a propaganda “Trem Azul” da TIM. Esse é imbatível. Os criadores do trem azul da TIM são meus heróis. Cada vez que começa a propaganda do Trem Azul da TIM eu preciso de um calmante para não quebrar a televisão.
Primeiro mostram um trem azul cortando a metrópole e interligando todas as regiões. Um trem como este é o sonho de qualquer morador de São Paulo e grande SP. Imagina ficar preso dentro de um ônibus, trem, carro por duas horas e depois chegar em casa e ver esse anúncio.
Depois tentam te convencer de que sua vida vai melhorar, seja no âmbito profissional ou pessoal por causa da TIM. Como? Mágica? Vão te dar emprego? Vão investir na sua startup? E para fechar eles mostram as pessoas utilizando os serviços da TIM dentro do trem e em outros lugares como se isso fosse verdade.  Meu vizinho para conseguir sinal da operadora sobe em cima do muro do quintal. Tenho um amigo que só consegue sinal quando está dentro de uma sala de cinema. Quando recebo visita pergunto logo qual operadora de celular ele usa e se for TIM eu mostro logo aonde fica o telefone fixo. Vai que  precise dar um telefonema.

Esse é meu mundo. Então eu pego o meu carro usado e saio de casa que fica a quinze minutos do centro da capital e entro num congestionamento monstro. Aí acabo adormecendo e sonho que estou andando no trem azul. Até que alguém que acabou de comprar um seminovo bate na traseira do meu carrinho usado. Tiro da bolsa o celular com chip da TIM para acionar a seguradora e descubro que está sem serviço. Mesmo assim não fico chateada, pois sei que as lojas do shopping  fecharão às 22 horas e estão com descontos de até 70%.

Se chover, não dirija. Não saia de casa.
E se beber, não dirija.

Comentários

  1. Pior é que é tudo verdade!!
    Parabéns pelo texto. Muito bom, Aliás, é só isso que tem de bom... sua maneira de escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mírcia, você é muito meiguinha. De vez em quando me lembro da gente sentadas na varanda e eu contando histórias e você dando risadas. Escrever o que está na cabeça é bem mais difícil do que verbalizar.

      Excluir
  2. Parabéns pelas reflexões Helo. Tem certeza que vc não cursou PP ou Psicologia? Possui um refinado senso de observação das situações. Bj grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro (ou minha cara?), eu cursei contabilidade e gestão de negócios para pequenas e médias empresas. Ah, mas eu tenho uma filha que acabou de se formar em psicologia.. Osmose?

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto: eu já estava me achando "doido varrido" pois não enxergava no dia a dia este "mundo maravilhoso com que o 'marketingue' nos afronta :-). Que bom que outros também não "conhecem o paraíso platinado".... Ufa! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Claudio Próspero. E isso tudo é porque a Uninove é dez, mas tenho fé que tudo vai melhorar no próximo black friday brasileiro :D

      Excluir
  4. Concordo com tudo no texto , e sempre pensei a mesma coisa do trem azul ,as ofertas de sites pegam fácil mesmo principalmente se não pesquisar em outras lojas o mesmo produto e ver que tem o mesmo preço e que o desconto é o mesmo valor aumentado do produto final como se houvesse o desconto... é triste ver que cliente no brasil é um ser extorquido até o último centavo e que temos que optar pelo menos pior de tudo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante é que nos acostumamos com as propagandas que tentam nos vender uma fantasia que nada tem a ver com a realidade da empresa. Acho tudo certo em querer fazer propagandas que contam histórias, como as da Coca-Cola quando cria uma fantasia dentro da máquina de refri, mas o caso da TIM é absurdo. É como o Black Friday brasileiro.

      Excluir
  5. Amiga Heloiza, gostei muito de seu texto, como sempre. Uma leitura leve, curta e bem humorada. Eu tenho tentado fazer assim também, mas o galo na minha testa provocado por um celular voador ainda me impede de concatenar minhas ideias...rsrsrs...Um abraço, Helio Faria Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu queria escrever com a mesma rapidez com que você escreve. Sem o galo na cabeça, claro.

      Excluir
  6. Entre o seminovo e o trem azul prefiro o seminovo. Além de soar melhor que usado (rss), é mais real que o trem azul! E assim vamos vivendo de amor, e com algumas ilusões! Beijo pra você, pensadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, querida Talita. É esse jogo de palavras que nos confunde e seduz.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre que sentir saudades. E por favor, registre aqui a sua opinião:

Postagens mais visitadas deste blog

Poda

A Partida (na visão de quem fica)

A minha mãe não morreu.