Neco Peteco e o saco de açúcar.
É engraçado como a minha imaginação é rápida e fértil. Uma frase ou uma simples palavra podem me levar à construção de um cenário completo com personagens e toda a riqueza de detalhes que me espanta. Certa vez minha cunhada comentou:
- Helô, você conta as coisas de um jeito que a gente entra na história. Parece de verdade. Você devia escrever essas histórias.

É claro que eu não cri na conversa da minha cunhada. Até parece que meia dúzia de bobagens proferidas me tornaria uma escritora, mas a verdade é que eu tenho mesmo essa facilidade de criar cenários e histórias em minha cabeça e que raramente  vão para o papel, digo, computador.

Certo dia eu estava conversando com meu companheiro sobre as aventuras vividas em nossa infância e as diferenças existentes entre a educação de hoje e da nossa época de pequenos.
Em dado momento ele me contou que sua mãe o mandava buscar açúcar no empório e que ele andava quilômetros carregando um saco de cinco quilos. E com um detalhe de deixar o cabelo em pé de qualquer delegado de proteção do menor: ele tinha apenas cinco anos. Apenas cinco aninhos. Consegue imaginar?

Então eu comentei que quando somos crianças tudo tem um significado maior: casa, cidade, distância, animais. Do ponto de vista de uma criança tudo é bem maior do que realmente é. Você já voltou para visitar algum lugar em que conhecera quando era criança e o achava enorme? Não fica a sensação de que tem alguma coisa errada, pois o lugar encolheu?

Ah, em vão foram os meus argumentos, pois ele continuava irredutível: - É verdade, eu me lembro de andar quilômetros carregando aquele saco que era quase do meu tamanho e eu ficava mudando o peso de lado porque doía meu braço. Minha mão ficava marcada.

E eu comentei: - A sua mãe pode ter sido severa, mas não acredito que ela mandaria uma criança de apenas cinco anos caminhar quilômetros carregando um saco de açúcar. Nossa, se isso realmente foi verdade e não fruto da sua imaginação, nos dias de hoje ela seria acusada de maus tratos e correria o risco de perder a sua guarda.

Fim da conversa e aí eu falo para ele: - Caramba, eu estou vendo você pequeno, franzinho, branquinho e com seus cabelinhos loiros quase brancos caminhando por uma estrada enorme sem fim. Seu rostinho está suado e vermelho de tanto andar e carregar um saco enorme de açúcar. De vez em quando você pára, limpa o suor do rosto com sua mãozinha franzina e troca o peso de mão.  Então olha para trás e vê a estrada infinita que já percorreu. Daí olha para frente e percebe a estrada infinita que ainda precisa enfrentar.
 – Pausa -
Já se passaram algumas horas da nossa conversa, mas minha mente é perversa. Quando uma imagem cria vida em meu cérebro costuma demorar a ir embora. E neste momento o Neco ainda carrega um enorme saco de açúcar pela estrada infinita. Seu rostinho está ainda mais vermelho e banhado de suor. Seus cabelinhos finos e quase brancos grudam em sua testinha úmida. Suas mãozinhas estão vermelhas e marcadas pela alça do saco de açúcar. Sua casa nunca chega.

Oh imaginação cruel. Por quanto tempo esse pequeno menino, de apenas cinco anos, caminhará pela estrada da minha mente carregando um enorme saco de açúcar? Sua camisa já está molhada de suor, o saco de açúcar já está quase ultrapassando a sua pequena estatura e ele simplesmente o arrasta pela estrada levantando um enorme rastro de poeira, com suas frágeis mãozinhas de uma criança de cinco anos.

 Será que Neco chegará em sua casa arrastando um enorme saco de açúcar? Será que conseguirei me livrar desta imagem agora que eu a coloquei em sua mente querido leitor(a)? Quem sabe?

Comentários

  1. kkkkk... Muito boa essa, viu, amiga! Aposto que todos esses quilômetros não passavam de três infindáveis quarteirões, rs. Será? Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Está vendo ?? hoje não deixamos eles nem carregarem a mochilinha da escola ..rs
    Não demore tanto tempo para escrever ok?
    Muito bom !!

    ResponderExcluir
  3. Menina, parece a minha mãe escrevendo (anime-se: ela já publicou 2 romances). Até o blog dela tem o formato parecido com o seu, sem dizer que ela vive contando "causos" da infância dela, nossa e do meu pai. Parecem até irmãs! Vai lá e vê se não é: http://espiritodeescritora.blogspot.com/

    Adorei! Beijocas :)

    ResponderExcluir
  4. Helo, sua danada, voce escreve bem pra chuchu... E agora vou dormir pensando no garotinho branquinho, loirinho, todo suado, sedento e cansado carregando seu saco de açúcar....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre que sentir saudades. E por favor, registre aqui a sua opinião:

Postagens mais visitadas deste blog

Poda

A minha mãe não morreu.

A Partida (na visão de quem fica)