A Partida (na visão de quem fica)


Introdução: Facebookando com o Rodrigo Arnaut, ele comentou que estava realizando um filme chamado "A partida". O filme fazia parte de um projeto  transmidia do grupo (nascido nas reuniões de estudos na ESPM) chamado Era Transmidia. Devido a minha empolgação sobre o assunto Rodrigo lançou-me um desafio: Deu-me 24 horas para criar alguma coisa que pudesse ser aproveitada no projeto.
Então ele enviou o roteiro criado pelo Eduardo José Jatobá. E baseado no que eu vi, resolvi fazer um texto sobre "A partida", mas na visão dos pais que ficaram no interior, sem notícias. Foi aí que surgiu a carta da mãe, dona Martha. Mas como esta carta poderia surgir nas mãos do filho que partiu sem deixar endereço? Lendo o roteiro, vi que havia a personagem Solange, dona de uma venda. Esta personagem serviu-me de ponte para fazer a carta chegar  nas mãos do filho que partiu. 

Pedi autorização ao Rodrigo Arnaut para compartilhar aqui no blog o texto que criei. Espero que gostem.

A Partida (na visão de quem fica)

Oi Jatobá tudo bem? Envio esta mensagem porque estou num tremendo dilema e preciso da sua ajuda. Você sabe que morei muitos anos numa cidadezinha no interior de Pernambuco antes mudar para Recife.

Pois então, nesta cidadezinha, que mais parecia um vilarejo, eu tinha uma loja que vendia de tudo. Era a única venda da região. 

E tinha uma senhorinha muito simpática, que era minha freguesa, seu nome era Martha. Ela era casada com seu José e os dois viviam da lida na roça. Seu único filho, que era o radialista da cidadezinha, resolveu partir para São Paulo em busca de melhores oportunidades.

Certo dia eu estava na minha venda quando dona Martha apareceu e me pediu um favor. Ela perguntou se eu ajudava a escrever uma carta para o filho que partira para São Paulo, e também se eu podia enviar a carta.

Fiquei tão desconcertada com o pedido, que ao ver a carinha dela triste e sofrida, aceitei. Mesmo sabendo que seria impossível enviar a carta sem ter o endereço do destinatário. Principalmente num lugar imenso como São Paulo.

Bem, eu ajudei-a na cartinha e me comprometi a dar um jeito dela ir parar nas mãos do filho amado. Claro que isso não aconteceu. Não tive coragem de dizer a verdade ao ver seus olhinhos cheios de esperanças. E acabei guardando a carta numa caixa qualquer.

Esses dias eu encontrei uma conhecida, lá da cidadezinha, e ela falou que o filho da dona  Martha voltou para buscar os pais e a namorada, mas seus pais já haviam falecido. E essa conhecida comentou que o filho João voltou à São Paulo.

Remexendo meus guardados encontrei a cartinha de dona Martha, e eu estou enviando-a para você, que mora em São Paulo, localizar o João e entregá-la. Acho que ele tem o direito de ficar com ela, mesmo tendo passado tanto tempo. Ele merece saber o que sua mãe estava sentindo.

Eu soube que ele trabalha numa rádio aí em São Paulo. E se eu não me engano a rádio se chama 27 Estrelas. Com essa coisa de redes sociais (Facebook, Twitter), e eu sei que você gosta disso, acho que fica fácil de localizar o filho da dona Martha.

Obrigada amigo, fico te esperando aqui em Recife pra gente tomar aquela cervejinha gelada na praia.

Ah, eu reescrevi a carta dela, mas vou anexar a original que a dona Martha escreveu. E aí você resolve se entrega ou não para o moço.
  
(Carta da dona Martha)
Meu filho amado.
To aqui na venda da Dona Solange pra ela me ajudar a escrever pra você. Você sabe que eu mal e mal sei escrever. Então pedi pra Dona Solange me ajudar.

Você desculpa meus erros, mais quis escrever de próprio punho essas poucas palavras.
Filho amado. Quando partiu levou contigo um pedaço de mim. Levou também as cores das flores, da relva e do céu. Também levou contigo os sabores e o doce do mel. E fiquei aqui sentindo apenas o gosto do fel.

Filho amado. Seu pai e eu temos vivido da lida da roça de sol a sol, chegando cansados em casa e encontrando um vazio de doer o peito. Seu pai, coitadinho, num fala nada, mas eu vejo no rosto dele o sofrimento da saudade e da falta que você faz.

Depois que partiu fiz o que pediu, soltei o canário. Quando abri a gaiola ele voou para a árvore em frente e ficou lá por dois dias antes de alçar voo para o mundo. Como você, meu filho.

O Lobo ficou uns três dias sem comer, amuado num canto. Achei até que ele não ia aguentar. Sabe, todos os dias bem na horinha que você chegava em nossa casa, do trabalho, o Lobo vai pra frente do portão e fica sentado esperando, esperando, esperando...

Assim como o Lobo, eu também te espero. Quando vou deitar, passo pela sua cama pra dar boa noite, mas ela está vazia. Sabe aquele bolo que você tanto gosta? Eu nunca mais o fiz...
Filho amado, você está dormindo e comendo direitinho? Tem se agasalhado direito? Disseram-me que aí nessa cidade faz muito frio.

Ah, a Ritinha foi pra capital fazer a tal da faculdade. Ela é uma boa moça e está te esperando, assim como eu te espero meu filho. Não demora não. Eu não sei quanto tempo mais eu vou aguentar essa dor que rasga meu peito e amortece a minha alma.

Que o Padim Padre Cirço te proteja de todo o mal.
Com todo amor da sua mãe, Martha.

Comentários

  1. Respostas
    1. Ler seu comentário foi importante para mim, pois é um homem sensível, músico e poeta. Obrigada.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Foi gostoso descobrir que não escrevo apenas textos engraçados. Dizem que é mais difícil escrever coisas engraçadas, mas eu acho que textos como este que publiquei são mais difícil de atingir a sensibilidade do leitor.

      Excluir
  3. Muito linda, Helô!

    É muito difícil quando os filhos se vão...mas sabe, um dia eles voltam, com neto e tudo mais, rsrsrs

    beijo

    neli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E diga-se de passagem: Um netão (rsss) lindo e abençoado e que já nasceu cercado de muito amor e carinho.

      Excluir
  4. Ô saudade do tempo que se foi, dos momentos vividos com tantos queridos...

    Também, do tempo que a gente enviava cartas e ansiava pelas respostas aguardando o carteiro passar no portão.

    Helô querida, naquele tempo os filhos ainda não tinham nascido - e ainda era o tempo dos meus pais, assim como a D. Martha, aguardarem notícias e esperarem o reencontro.

    Mais um lindo texto, que você nos presenteia a alma.

    Beijo,

    Jackie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então amiga. Foi um desafio, pois tudo o que escrevo sempre tem um tom cômico, até mesmo as tragédias. O cenário que me passaram era a despedida do filho na porta de casa. Como mãe, me coloquei na alma da dona Martha. E saiu este texto.

      Excluir
  5. Agora eu só quero saber uma coisa: essa imagem da carta, é a original? Aquela que Dona Martha ditou? Amei, Helô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda. Se você clicar na imagem ela abrirá e poderá ler a carta, com a letra sofrida da dona Martha.

      Excluir
  6. Muito, muito bom. Mal comecei minha carreira como mãe e já sinto uma pontada no coração.

    beijo :)

    ResponderExcluir
  7. Eu imaginei tudo - a cidade em Pernambuco, a vendinha, a dona da vendinha, o sítio da mãe que sofre. Muito, muito bom!

    Tatiana Fonseca Franco

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oh!! Muito bom. Se o propósito era avaliar sua capacidade de atingir as emoções do leitor, você conseguiu. A gente fica com uma peninha da mãe, e querendo saber mais do João. Parabéns viu? Sempre achei que você deveria escrever um livro de contos. Você é mesmo muito boa nesse negócio!
    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Adorei Helo!!!Vc escreve muito bem!Como a Tati tb imaginei a cena.
    Escreva sempre.bjks Cris

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Heloiza! Sempre fico pensando que os meus filhos precisam voar... mas após ler a carta da Dona Martha, eu pude sentir, mesmo que por um instante, as cores indo embora e levando com elas todos os sabores e o doce do mel...

    ResponderExcluir
  12. Lu, a gente consegue sentir a dor da mãe. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Caramba, titia! Você escreveu a carta de próprio punho também?? hahahah! A história ficou muito boa! Realmente, pouco se pensa no lado de quem fica... Espero que meus pais sintam minha falta assim, quando eu for alçar voos também! =)

    ResponderExcluir
  14. Helô!
    Que bacana...seu texto me reportou para o local...senti a agonia das impossibilidades da mãe e da Solange, algo tão difícil e sofrido. A ruptura de um contato materno intempestivo para ela, o vazio no coração daquela. A partida sempre dolorida, pois não existe versão mais manera, sempre ficam lembranças e saudades...um vazio que permeia a realidade.
    Parabéns!
    Super beijo querida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre que sentir saudades. E por favor, registre aqui a sua opinião:

Postagens mais visitadas deste blog

Poda

A minha mãe não morreu.